
27 de março de 2025
18 de novembro de 2016
Evento da Close Up contou com debates sobre oportunidades das associações de farmácias e sua relação com distribuidoras e indústrias na America Latina
Publicado em 18/11/2016
A Febrafar foi sede, nos últimos dias 15 e 16 de novembro, do evento Latam de Debate do Mercado das Farmácias. Na ocasião, representantes de associações de farmácias do Brasil, Argentina e Uruguai estiveram reunidos, debatendo sobre os modelos de negócios desenvolvidos nos seus países e as iniciativas que podem ser compartilhadas para o crescimento desses mercados.
Segundo Paulo Paiva, diretor da América Latina da Close Up, a ideia do evento vem da necessidade de fortalecimento desse mercado. “Entendemos que é muito importante um relacionamento maior e melhor entre as associações de farmácias dos países participantes do evento e a troca de experiência é muito positiva. Daí a utilização da Febrafar como exemplo para os participantes, sendo ela uma referência na qualidade de trabalho, destacando-se em um mercado de alta concorrência e renda”.
O diretor corporativo da Close Up, Jorge Guzman, compartilha da opinião sobre a relevância do evento. “É preciso entender que a competição existe, mas mesmo assim se mostra necessária a união das farmácias para se fortalecerem e se prepararem, pois o mercado latino-americano tem projeções de grande crescimento para o próximo ano”.
Diante do público internacional, foi grande o destaque que os modelos adotados pelo Brasil obtiveram. Pensando nisso, ocorreu uma discussão de temas relacionados ao modelo de sucesso implementado pela Febrafar no Brasil – que tem a distribuição e a indústria muito próximas do varejo –, se aprofundando em como se chegou a esse modelo e suas vantagens e oportunidades.
“É interessante e enriquecedor observar formas de pensar distintas dentro de um mesmo setor. Um destaque é a ação da Febrafar, que mostra um modo de associativismo diferente realizado entre as redes”, conta o presidente da Federación Argentina de Cámaras de Farmacias (FACAF), Miguel Lombardo.
A impressão positiva é compartilhada por Héctor González, diretor geral da Farmacenter do Paraguai. “É muito interessante observar que possuímos problemas em comuns e saber que há alternativas diferentes para sair deles. Tenho, assim, que ressaltar essa iniciativa da Close Up”.
O evento foi primordial e muito rico em conteúdo para o entendimento do mercado de farmácias. Para tanto, teve início com as apresentações dos números da Close Up da América Latina.
Também ocorreu as seguintes apresentações:
Houve ainda os workshops sobre forças e oportunidades das associações de farmácias e sua relação com distribuidoras e indústrias que contribuem para a performance das farmácias e do mercado, além de desafios e possibilidades deste seguimento.
Com informação da assessoria de comunicação Febrafar
27 de março de 2025
19 de março de 2025
19 de março de 2025
18 de março de 2025
17 de março de 2025
17 de março de 2025